(ex: Campanha Vinho em Moderação, Responsabilidade Social, Associados Acibev, …)
Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

A responsabilidade social da ACIBEV
A ACIBEV é membro fundador do Fórum Nacional Álcool e Saúde e coordenadora nacional do programa Wine in Moderation.
05Plataforma U-Label - Rótulos eletrónicos

UMA ESTRUTURA EM MUDANÇA


O Regulamento (UE) n.º 1169/2011 relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios (FIC) isentou as bebidas alcoólicas acima de 1,2% abv. da rotulagem obrigatória da lista de ingredientes e da declaração nutricional. No entanto, o setor vitivinícola da UE tem pedido de forma proativa às instituições da UE a adoção de novas regras de rotulagem obrigatórias para responder às expectativas dos consumidores e aumentar a transparência, ao mesmo tempo que harmoniza uma comunicação adaptada sobre vinhos e produtos vitivinícolas aromatizados.

NOVAS REGRAS - FUTURO DIGITAL DA INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

Pedido do setor vitivinícola da União Europeia materializado no quadro legal da nova Política Agrícola Comum (PAC) - pela primeira vez no setor agroalimentar, será autorizada a comunicação da informação obrigatória através de rótulos digitais (e-labels) para vinhos e produtos vitivinícolas aromatizados. 

 

As novas regras específicas aplicáveis aos vinhos e aos produtos vitivinícolas aromatizados serão adotadas pelas instituições da UE no outono de 2021 e, até novembro de 2023, todos os produtos do setor comercializados na UE terão de comunicar a lista de ingredientes e a declaração nutricional no rótulo ou online. 

 

COMPROMISSO DO SETOR DO VINHO

Consciente do desafio que as empresas do setor enfrentam no salto para a comunicação digital, o Comité Vins decidiu desenvolver um projeto para prestar um serviço e apoiar todas as vinícolas que pretendam utilizar os e-labels, mesmo antes da aplicação das novas regras introduzidas pela PAC. 

 

Este projeto visa clarificar, harmonizar e reforçar o conceito e a viabilidade dos rótulos eletrónicos perante as autoridades europeias e nacionais. Assim nasceu o U-Label.

 

PLATFORMA U-LABEL

O Comité Vins e a SpiritsEurope, em colaboração com uma empresa informática, criaram uma plataforma digital (U-LABEL) para guiar e apoiar as empresas de vinhos e bebidas espirituosas rumo à digitalização da informação ao consumidor através da criação de rótulos eletrónicos. Estes rótulos irão permitir às empresas comunicar informações sobre os seus produtos de forma digital e multilingue, em conformidade com a nova legislação da UE que se irá aplicar a partir de 2023. 

 

O U-label oferece um ambiente seguro e confiável que permite às empresas começar a construir facilmente a sua estratégia de informação digital e fornecer informações claras, relevantes e precisas aos seus consumidores. A plataforma oferece alguns recursos exclusivos a um preço acessível para facilitar o trabalho das empresas nesta jornada digital:

  

 
 
Ficheiros para download
Questions & Answers on the U-Label Platform Download
Presentation of pilot products Download
CEEV-SpiritsEurope Press Release Download