A ACIBEV aderiu ao Código de Autorregulação da comunicação comercial em matéria de bebidas alcoólicas – Vinhos e Espirituosas.
Publicidade e comunicação comercial são ferramentas essenciais para permitir que os produtores de vinho e de bebidas espirituosas e as empresas forneçam informações sobre os seus produtos ao consumidor. São também ferramentas que permitem ao consumidor exercer o seu direito à informação e liberdade de escolha.
Na ACIBEV acreditamos que a autorregulação é a chave para uma comunicação comercial consciente e responsável.

Pre-Clearance
Sistema voluntário ao serviço da autorregulação que faz depender a veiculação da publicidade de uma análise prévia, por parte da ARP – Auto Regulação Publicitária, que ateste a conformidade ético-legal daquela.
Podem aderir ao sistema do Pre-Clearance, todas as empresas que expressamente manifestem essa intenção junto da ARP, desde que associadas da ACIBEV.
O processo de Pre-Clearance obriga as empresas a submeter toda e qualquer publicidade a bebidas alcoólicas antes do lançamento da campanha. A submissão pode ser feita diretamente pela empresa ou através da associação a que estão ligados. A ARP responde entre 24 a 48h.
Em 2021, o total de anúncios submetidos a Pre-Clearance pelos associados da ACIBEV registaram 100% de Conformidade Ética e Legal.
Submissão Pre-Clearance
Para submeter qualquer publicidade ao processo de Pre-Clearance, os associados deverão enviar a ficha de submissão devidamente preenchida para geral@auto-regulacaopublicitaria.pt.